Seguro saúde e segurança do trabalho: entenda a relação

30 de janeiro de 2020 /

O funcionamento de um negócio exige muitas coisas, como equipamentos, administração financeira, etc. Porém, um elemento é altamente fundamental: uma equipe capacitada e em boas condições de segurança. E uma das coisas que você pode fazer para manter seu time é oferecer um seguro saúde de qualidade.

Pode não parecer algo relacionado a princípio, mas esse seguro faz toda a diferença na segurança do trabalho. Afinal, o principal propósito da atuação dos profissionais dessa área é garantir que seus colaboradores estejam em boas condições físicas e mentais para cumprir suas tarefas. Tudo sem desgastes desnecessários, faltas ou atrasos.

Para esclarecer melhor a relação entre estes dois elementos, trouxemos aqui alguns benefícios que o seguro saúde pode trazer para a segurança no trabalho e para a empresa. Confira:

Prevenir é melhor que remediar

Não é um dos principais hábitos da maioria das pessoas, mas fazer check-ups e se consultar quando sente que há algo de errado pode evitar uma quantidade considerável de problemas. Muitas doenças, desde infecções simples até outras mais graves, podem ser controladas e curadas rapidamente quando são detectadas em seus estágios iniciais. Da mesma forma, maus hábitos de saúde podem ser cortados antecipadamente, evitando efeitos negativos.

Esperar que uma infecção se espalhe ou que maus hábitos agravem o estado de saúde da sua equipe apenas dificulta o tratamento. Ao oferecer um seguro saúde, você pode estimular que sua equipe tire um ou dois dias por mês para colocar sua saúde em dia, fazendo exames e pequenas consultas em vez de perder um mês ou mais de trabalho em um tratamento complexo e afastamento de um colaborador.

O custo é mais acessível com um plano empresarial

Dependendo da cobertura desejada e do número de dependentes, um seguro saúde particular e individual pode ser bem caro para algumas pessoas. Isso leva muitas pessoas a simplesmente desistirem do serviço ou buscar opções com menos benefícios. Porém, um plano empresarial segue uma dinâmica um pouco diferente, já que o valor é cobrado em cima de uma grande quantidade de planos.

O custo do seguro por pessoa, em última análise, é bem menor do que o que seria obtido com uma contratação individual. Isso permite que seus colaboradores contem com um seguro mais amplo, ou que possam ter acesso a esse tipo de benefício por um custo final melhor.

Efeito direto no rendimento do colaborador

A saúde física e mental de um indivíduo sempre se reflete no seu desempenho e disposição no trabalho. Dores de cabeça, musculares, ansiedade, depressão, entre outros problemas, costumam comprometer seriamente a capacidade de qualquer pessoa. Mesmo a falta de certas coisas positivas, como boa nutrição e uma vida emocional equilibrada, também compromete os resultados da sua equipe.

Ao oferecer o seguro saúde, você está estimulando cada colaborador a lidar melhor com estas questões e a resolvê-las antes que se tornem um problema mais sério. No fim das contas, esse serviço é um investimento para garantir a maior rentabilidade do seu time ao longo do tempo.

Diferencial e incentivo para a equipe

Além de apresentar um diferencial competitivo para seus clientes, também é importante pensar em quais são suas qualidades enquanto contratante. Profissionais com alto potencial costumam ser requisitados por diversas empresas. Se você deseja que um colaborador de talento se mantenha no seu negócio, precisa oferecer algo que seja de seu interesse. Dentre estas coisas, está o seguro saúde.

Profissionais experientes e de alto desempenho costumam ter familiares e outros dependentes. Oferecer um plano que cubra as despesas médicas que ele normalmente teria pode ser um fator relevante na sua escolha. Além disso, preocupação com saúde e bem-estar são cada vez mais comuns. Benefícios que atendam a essa demanda são bem vistos por esses indivíduos.

Redução dos riscos de sinistro

Um sinistro, como você deve saber, é um evento acidental e repentino que pode prejudicar sua empresa. Mudanças nas condições econômicas, saída de um investidor e, claro, acidentes de trabalho e doenças. O risco de que um colaborador falte ao trabalho, se atrase ou perca desempenho podem ser considerados sinistros cotidianos dentro de uma empresa.

Se prevenir contra estes riscos é fundamental para garantir maior estabilidade. Não se trata apenas de reduzir a sua ocorrência, mas também de aprende como lidar com estes eventos mais rapidamente. Um colaborador está doente ou sofreu um acidente? Ele pode utilizar o seguro saúde da empresa para fazer o tratamento imediatamente, retornando às suas funções em plena forma em bem menos tempo.

Contribuição com a imagem da empresa

A forma como você lida com seus colaboradores também altera a reputação do seu negócio diante do mercado. Muitos clientes não estão interessados em comprar com empresas conhecidas por oferecer más condições de trabalho, da mesma forma que colaboradores talentosos e/ou experientes se recusam a fazer parte dessas equipes.

Por outro lado, empresas que oferecem mais benefícios tendem a ser mais respeitadas como contratantes. Isso contribui com a sua reputação enquanto contratante, além de melhorar a imagem do seu negócio diante do mercado. Em muitos casos, não é nem necessário destacar estas ações como um diferencial para o seu público. Apenas deixe que esta informação circule informalmente no mercado e você verá seu efeito.

Atuação em diversas formas de saúde e bem-estar

Um seguro saúde não serve apenas para lidar com gripes fortes, dengue ou câncer. Há várias maneiras de melhorar o bem-estar de uma pessoa, tanto físico quanto mental. Por isso este benefício pode ser vantajoso para qualquer pessoa, independente de sua idade ou condições gerais de saúde.

Pessoas com idade mais avançada ou doenças crônicas podem tirar mais proveito de consultas para avaliação física e tratamentos de rotina. Já aqueles profissionais que possuem um dia a dia muito atarefado e estão sujeitos a incontáveis demandas podem aproveitar melhor consultas psicológicas e exercícios para promover o bem-estar.

Agora que você entende os benefícios do seguro saúde para a segurança no trabalho e para seu negócio como um todo, é hora de começar a investir nesse benefício. Acha que mais pessoas podem aproveitar essas dicas? Então compartilhe este artigo em suas redes sociais e mostre como saúde e bem-estar são importantes para o desempenho de uma empresa!

Comenta aí vai!


Mais lidos