Como escolher uma empresa de segurança e medicina do trabalho

Como escolher uma empresa de segurança e medicina do trabalho

17 de junho de 2019 /

As organizações têm como uma de suas principais responsabilidades proporcionar aos funcionários boas condições de trabalho. Isso é essencial para os colaboradores terem uma integridade física e mental. Como é viável adotar essa postura de maneira correta e profissional? A resposta é você investir nos serviços de uma empresa de segurança e medicina do trabalho.

Sem dúvida, é necessário contar com pessoas qualificadas para identificar, avaliar e controlar os riscos relacionados com as atividades profissionais. Um dos motivos é que a legislação brasileira apresenta diversas Normas Regulamentadoras (NRs), sendo que cada uma aborda um determinado setor (elétrico, mecânico, etc.).

Neste post, você vai entender as vantagens de contar com serviços qualificados de segurança e medicina no trabalho e conhecer aspectos importantes para não errar na contratação. Confira!

Esteja atento aos benefícios

Se você está em dúvida sobre a relevância de investir em uma empresa com ações voltadas para o bem-estar dos seus empregados, é melhor analisar as vantagens proporcionadas por essa iniciativa, como:

  • fazer um diagnóstico preciso da companhia, antecipando as iniciativas necessárias para estar dentro dos padrões estabelecidos pela legislação;
  • mostrar para os empregados que a instituição está preocupada com a saúde e a segurança da equipe, o que contribui para melhorar o ambiente de trabalho e engajar os colaboradores;
  • educar os funcionários para usarem equipamentos de segurança (EPI’s e EPC’s), reduzindo o número de acidentes na organização;
  • diminuir, ao máximo, a possibilidade de a empresa ser multada pelos órgãos públicos fiscalizadores por não respeitar a lei;
  • reduzir os custos com afastamento de empregados devido a acidentes de trabalho;
  • e diminuir as despesas com o plano de saúde.

Conheça os cuidados para contratar uma empresa de segurança e medicina do trabalho

Você já percebeu que vale a pena investir na qualidade de vida dos seus colaboradores, certo? Então, o ideal é você conhecer os procedimentos necessários para escolher uma empresa de segurança e medicina do trabalho que ofereça serviços de alto nível e proporcione os resultados esperados.

Pensando nisso, vamos abordar algumas iniciativas que devem ser feitas antes de concluir a contratação. Acompanhe!

Analise as referências e os clientes atendidos pela empresa

Mesmo que a empresa tenha um site, onde os clientes dão depoimentos verdadeiros sobre a qualidade dos serviços, a recomendação é você conversar com antigos e atuais consumidores sobre a qualidade do atendimento.

Dessa maneira, você fica mais preparado para tirar dúvidas sobre os procedimentos de trabalho da empresa. Quanto mais informação você coletar, mais elevadas são as possibilidades de fazer uma boa escolha.

Verifique se os equipamentos das medições são certificados pelo Inmetro

Para você contar com serviços de alta qualidade, uma medida muito importante é checar se a empresa tem equipamentos de medição certificados pelo Inmetro. Isso porque grande parte dos documentos que comprova a responsabilidade da empresa com os trabalhadores não possui validade, caso as medições sejam feitas em aparelhos que não apresentam o selo do órgão governamental.

Imagine você contratar uma empresa de segurança e medicina do trabalho e ainda receber multa por erro na execução dos serviços? Sem dúvida, é uma situação bastante desagradável, mas tomando os cuidados necessários é possível evitá-la.

Caso não queira correr riscos de passar por esse problema, uma boa iniciativa é pedir a cópia dos certificados de calibração dos equipamentos da contratada e conferir a presença do selo do Inmetro.

Veja quem é o médico responsável e seu registro no conselho

Com certeza, é válido saber se a empresa é reconhecida no mercado e se possui aparelhos dentro dos padrões estabelecidos. Apesar disso, é crucial conhecer o médico responsável pelos serviços prestados e constatar se o profissional está registrado o Conselho Regional de Medicina (CRM).

A medida é uma forma de confirmar a seriedade da organização. Também é interessante saber se o médico participa da elaboração e da revisão dos laudos de maneira ativa. Assim, fica mais fácil contratar um serviço de segurança e medicina do trabalho que seja feito com responsabilidade e competência.

Entenda como é feita a cobrança

De que forma os serviços são cobrados? É uma pergunta importante que você deve fazer para empresa. Afinal, o investimento deve ser realizado de forma correta para não comprometer as finanças.

Uma recomendação é não optar por contratos em que as mensalidades são cobradas considerando os exames médicos. Isso porque é muito difícil prever o número de admissões e demissões num período de 12 meses. Caso haja uma alta rotatividade, a contratada pode solicitar um reembolso para compensar eventuais prejuízos.

Para você, a melhor opção é escolher os planos anuais em que os exames são cobrados somente quando são feitos. Essa iniciativa garante um preço justo para ambos os lados.

Tenha cuidado com o orçamento

Outra dica é estar atento ao orçamento. Ele não pode ser baseado somente no número de funcionários. O ideal é que seja elaborado considerando o segmento de atuação do contratante e o quantitativo de cargos e funções. O número de colaboradores é um indicador válido para verificar a necessidade de criar uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Se você pretende ter uma boa noção dos valores cobrados pelas empresas de medicina e segurança do trabalho, solicite pelo menos três orçamentos. Também não deixe de tirar a suas dúvidas sobre o custo dos serviços. Adotando essa postura, você tem mais chances de fazer uma ótima contratação dentro da capacidade de investimento da companhia.

Priorize a rede de atendimento

Você está disposto a contar com uma empresa de segurança e medicina do trabalho que proporcione um serviço diferenciado, certo? Por isso, verifique, antes de fechar o contrato, a rede de médicos, clínicas e laboratórios.

Com uma grande cobertura de atendimento, é possível encaminhar os funcionários para consultas e exames, sem a necessidade de contar com os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). As principais vantagens são fazer com que os colaboradores tenham uma assistência melhor e dar mais condições aos empregados de retornarem ao trabalho em pouco tempo, reduzindo o número de faltas.

Inegavelmente, você agora está mais interessado em contratar uma empresa de segurança e medicina do trabalho. Para você transformar a intenção em realidade, entre em contato por meio do Fale Conosco ou pelo telefone (31) 3271-9419. Estamos à disposição para atendê-lo!

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